fechar (esc/clique fora)
Youtube icon Inscreva-se no nosso canal do Youtube e tenha acesso a conteúdo grátis.

Como criar uma boa pergunta

Teacher questions

O objetivo da seção de Perguntas e Respostas do Matika é auxiliar na aprendizagem de Matemática. Para garantir que isto aconteça, nós pedimos que você tenha em mente os seguintes itens quando for perguntar.

1 Seja educado e legal :)

Lembre-se que você está escrevendo para outras pessoas. Aqui no Matika, uma discussão valiosa e ao mesmo tempo divertida é muito apreciada. Então, o primeiro passo é ser legal e educado.

2 Tire dúvidas de verdade

Pintou a dúvida? Vai perguntar aqui no Matika? Yes! Legal. Aproveite e seja específico. Muitas pessoas vão ler sua pergunta cuidadosamente. Principalmente nós, os professores do Matika.

Então, não copie e cole um exercício. Diga exatamente qual é o problema, qual passagem que você não consegue fazer, onde travou, ou o que você não entende.

Empenhe-se em perguntar. A gente vai se empenhar em responder e tudo vai ser muito mais proveitoso.

3 Não vale trabalho nem dever de casa

A comunidade do Matika tá aqui pra te ajudar a aprender matemática. Mas trabalho/dever de casa não pode. E não precisa explicar o porquê, não é?

4 Sua pergunta pode ser reformulada

Não se assuste se você voltar no site depois e sua pergunta não estiver do jeitinho que deixou. O Matika e seus colaboradores podem reescrever trechos, corrigir erros claros de português e melhorar fórmulas matemáticas da sua pergunta. Isso é feito para tornar o conteúdo no site ainda mais valioso e acessível.

Aproveite todos os recursos

Sabia que você pode escrever fórmulas complexas de Matemática aqui no Matika?

Pois é, você pode. O editor de texto do Matika aceita latex. Tudo o que você tem que fazer é escrever fórmulas de matemática entre as tags [m][\m] ou [mm][\mm].

Saiba mais sobre como escrever fórmulas complexas.

Critérios de Reprovação

Reproved question

Perguntas reprovadas não podem receber respostas e logo deixam de aparecer na listagem do site. O Matika pode reprovar uma pergunta se pelo menos um dos seguintes motivos ocorrer.

1 Pergunta ofensiva

A pergunta contém jargões ou mensagens que podem ofender ou são agressivas a si próprio ou a terceiros.

2 Pergunta viola as normas de ética do Matika

Por questão ética e moral, sobretudo, por respeito aos professores, o Matika não pode responder perguntas/dúvidas relacionadas a trabalho escolar, dever de casa ou qualquer conteúdo caracterizado como avaliativo (que vale nota). O Matika reserva-se o direito de não responder ou até mesmo excluir perguntas/dúvidas que julgue prejudiciais a terceiros.

3 Pergunta demasiadamente ampla ou subjetiva

Pergunta extremamente genérica, sobre um assunto muito amplo da matemática cuja resposta envolveria a explicação/compreensão de toda uma disciplina/tópico de matemática.

4 Pergunta com múltiplas dúvidas/exercícios

Cada pergunta deve ter um tema central, único e bem definido. Perguntas que envolvam temas variados devem ser separadas em perguntas individuais. Perguntas com vários exercícios do mesmo tipo e/ou com pequenas variações e cuja resolução é análoga não são aceitos ou são parcialmente respondidos.

5 Pergunta não é de matemática

O Matika é um site exclusivamente de Matemática. Perguntas de física, química ou de quaisquer outros assuntos não relacionados a matemática, infelizmente, não são aceitas.

6 Pergunta repetida ou muito parecida com outra

Ocorre quando o mesmo usuário faz múltiplas perguntas do mesmo tipo, isto é, perguntas repetidas ou com pequenas variações e cujas resoluções são análogas.

7 Pergunta não está em português

Por favor, tenha em mente que o Matika é um site brasileiro e todo seu conteúdo está em português. As perguntas devem ser feitas em português também.

8 Spam

A pergunta não é aprovada quando fica caracterizado que a ideia central era promover um site, link, produto ou serviço. O Matika reforça que a ideia fundamental da seção de Perguntas e Respostas é difundir o conhecimento e auxiliar na aprendizagem de matemática.

9 Pergunta incompreensível ou incompleta

Não conseguimos entender a pergunta ou não há dados suficientes para respondê-la.

10 Pergunta fechada pelo Matika

Para promover um ambiente de aprendizagem genuína com informações relevantes e valiosas, sem prejudicar ninguém, ou simplesmente para resguardar-se, o Matika reserva-se o direito e pode fechar qualquer pergunta a qualquer momento.