Matika encerrará suas atividades em 31/12/2024.
fechar (esc/clique fora)
Questões de Função | UNICAMP

Estude Função | UNICAMP

Boat 2 14 Módulos

Exercise 12 Exercícios Propostos

Construa, no plano cartesiano, o gráfico da função:

[mm] f(x) = \begin{cases}
-x + 2 &, \ se \ x < -3\\
2x + 11 &, \ se \ -3 \leq x < 2 \\
-3x + 12 &, \ se \ x \geq 2
\end{cases} [/mm]

Sendo [m] x \geq 9 [/m], o conjunto imagem da função [m] y = \sqrt{x} + \sqrt{x -9} [/m] é dado por:

a) [m] \{ y \in \mathbb{R} / \ y > 0 \} [/m]
b) [m] \{ y \in \mathbb{R} / \ y \geq 0 \} [/m]
c) [m] \{ y \in \mathbb{R} / \ y \geq 3 \} [/m]
d) [m] \{ y \in \mathbb{R} / \ y \geq 9 \} [/m]
e) [m] \{ y \in \mathbb{R} / \ 0 < y < 9 \} [/m]

Seja [m] f [/m] a função de [m] \mathbb{R} [/m] em [m] \mathbb{R} [/m] definida por:
[mm] f (x) = \begin{cases}
– x + 3 &, se \ x \leq 0 \\
2 &, se \ 0 < x \leq 2 \\
x -1 &, se\ x>2
\end{cases} [/mm]

Encontre o conjunto imagem de [m] f [/m].

Dizemos que uma relação entre dois conjuntos de [m] A [/m] em [m] B [/m] é uma função quando todo elemento de:
a) [m] B [/m] é imagem de algum elemento de [m] A [/m].
b) [m] A [/m] é imagem de algum elemento de [m] B [/m].
c) [m] B [/m] é domínio de algum elemento de [m] A [/m].
d) [m] A [/m] possui apenas uma imagem em [m] B [/m].
e) [m] B [/m] possui apenas uma imagem em [m] A [/m].

Sejam os conjuntos [m] A = \{ 2, 4, 6\} [/m] e [m] B = \{ -2, 4, 8, 10, 18, 22\} [/m], qual das afirmativas a seguir é verdadeira?

a) [m] f(x) = 2x [/m] é uma função de A em B.
b) [m] f(x) = x -12 [/m] é uma função de B em A.
c) [m] f(x) = x^2 + 6 [/m] é uma função de A em B.
d) [m] f(x) = x^2 -3x [/m] é uma função de A em B.

A temperatura de um paciente, depois de receber um remédio é dada pela função: [m] T(x) = 38,8 -\frac{ 6 }{ x -3,2 } [/m] em que a temperatura do paciente está em função do tempo medido em horas, a partir do momento em que o paciente é medicado. Se um paciente é medicado às [m] 23h15min \ (x=0) [/m] , então quando que sua temperatura deverá ser aproximadamente de [m] 36,2 ^o [/m] ?

a) [m] 5h [/m]
b) [m] 5h \ 30min [/m]
c) [m] 5h \ 45min [/m]
d) [m] 4h \ 15 min[/m]
e) [m] 4h \ 45min [/m]

Encontre o valor de [m] f(5) + 2 \cdot f(-2) [/m], sendo que [m] f(x) = \frac{3x}{8} + \frac{2}{5} [/m].

Grafico Receita Custo

Os gráficos acima representam as funções de custo total [m] C(x) [/m] e receita [m] R(x) [/m] de uma confecção que produz camisetas. Eles mostram que o valor da receita é igual ao do custo quando é vendido exatamente [m] 350 [/m] camisetas.
Com estas informações, encontre o lucro obtido na venda de [m] 10.000 [/m] camisetas.

Sendo [m] A = \{ 3, 4, 5, 6\} [/m] e [m] B = \{ 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28 \} [/m], qual o conjunto imagem da função de [m] A [/m] em [m] B [/m], tal que [m] f(x) = 4x [/m]?

Sejam [m] f, g [/m] e [m] h [/m] funções afins tais que [m] f(x) = 2x + 6 [/m] e [m] g(x) = -3x + 11[/m]. Determine a lei que define a função [m] h [/m], sabendo que o gráfico de [m] h [/m] passa pelo ponto de interseção dos gráficos de [m] f [/m] com [m] g [/m] e que [m] h(-2) = -1 [/m].

Dada a função [m] f(x) = \frac{-2x -5}{3} [/m] encontre o valor de [m] f(47) [/m].

Seja [m] f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R} [/m], uma função tal que [m] f(x) + 3 \cdot f(8 -x) = x [/m], determine [m] f(2) [/m].

Question 65 Perguntas